Depoimentos

Roberto Nogueira: Consultor Empresarial

"O trabalho pioneiro das caminhantes da Estrada Real tem um papel importante na conscientização, promoção e divulgação dos valores cultural, ambiental e patrimonial da Estrada Real. Através de ações com o engajamento das comunidades locais as Caminhantes sensibilizam o poder público, despertam a cidadania, a mineiridade o turismo e conseqüentemente incrementam a economia local, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade de vida dos habitantes da região. Tudo isso realizado mantendo os costumes e tradições locais.
Caminhantes da Estrada real, parabéns pela iniciativa e meus votos de muito sucesso!

Antônio Anastasia: Governador de Minas Gerais

Luzia Ferreira: Presidente da Câmara dos Vereadores de Belo Horizonte

“As Caminhantes da Estrada Real desenvolvem um trabalho pioneiro pelos caminhos de Minas, tornando-se símbolo da Estrada Real. Em cada caminho percorrido o turismo é valorizado. As Caminhantes acreditam nos valores da nossa história, da nossa cultura, das raízes, do meio ambiente. Realçam as comidas típicas, o artesanato e o ecoturismo. As Caminhantes valorizam Minas, a Estrada Real e os mineiros e resgatam nossas riquezas muitas vezes esquecidas por muitos de nós.”

Marilda de Almeida: Extencionista Rural e Assessora de Turismo Rural da Prefeitura de Itabirito

“Com 300 anos de existência, a Estrada Real se apresenta redescoberta através do grupo das Caminhantes, lideradas pela dinâmica empresária Beth Pimenta, que tem dado passos firmes na divulgação e na valorização do espaço rural oferecendo a inclusão social, fomentando o aquecimento econômico e a prática do associativismo por onde passam. As Caminhantes da Estrada Real, representam hoje, um grande valor agregado a este majestoso projeto turístico de Minas Gerais.”

Eberhard Hans Aichinger: FIEMG

“As Caminhantes da Estrada Real, fazendo do prazer de caminhar entre belíssimas paisagens e fantásticos monumentos da história nacional mais do que o uso do direito de ir e vir, sempre se moveram pelo dever de levar à consciência de cada habitante desta bela rota histórica e de todos os brasileiros a importância do desenvolvimento da atividade turística, da preservação ambiental e da proteção dos bens culturais, numa saga de 1.726 quilômetros, por 179 municípios, que está mudando o turismo em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.”

Acácio Mendes de Andrade: Ex-Prefeito Municipal de Passa Quatro

“Passa Quatro, porta de entrada para Minas Gerais, caminho da Estrada Real. As Caminhantes da Estrada Real, por aqui passaram, fazendo o percurso que em outras épocas faziam os Bandeirantes. Essas Caminhantes, que com garra, perseverança e amor a Minas e ao Brasil, demonstram que é possível continuar acreditando sempre no desenvolvimento e na preservação de nossa cultura e de nossa história.”

Jayro Luiz Lessa: Deputado Estadual

Desde 2004, acompanho o trabalho e as caminhadas das Caminhantes da Estrada Real. Um grupo de mulheres de diferentes profissões e formadoras de opinião. Mulheres ativas, dinâmicas, realizadas em suas vidas, e que hoje têm como objetivo, contribuir para uma sociedade mais consciente com seus deveres e direitos. Em 2008 essas grandes mulheres, historicamente concluíram os percursos: “Caminho dos Diamantes” - de Diamantina a Ouro Preto e o “Caminho Velho” de Ouro Preto a Paraty, lá, elas divulgaram a riqueza de nossas Minas Gerais através do artesanato, da dança, do teatro, da música e da moda. As Caminhantes são mais do que merecedoras de nosso respeito e admiração. São cidadãs que demonstram a coragem das mulheres Mineiras e Brasileiras; são nossas bandeirantes, que passo a passo, têm mostrado à sociedade, os verdadeiros valores de nosso chão, de nosso povo e de nossa cultura.

Antônio Eduardo Martins: Prefeito de Santa Bárbara e Presidente da Associação das Cidades Históricas.

“As Caminhantes da Estrada Real se tornaram um dos maiores símbolos deste roteiro. Mais do que roupas, levam na bagagem a alegria de fazer amizades, a certeza de conhecer e fazer histórias, a aventura de desvendar paisagens e a esperança de que o turismo se torne realmente uma grande atividade, capaz de promover o desenvolvimento social, cultural e econômico do povo mineiro.
Que os verdadeiros apaixonados e dedicados ao turismo de Minas sigam seus passos!”

José Fernando Aparecido de Oliveira: Dep.Federal, Presidente do Partido Verde- MG.

“As bravas Caminhantes realizam não só um importante trabalho de inclusão social pelos municípios da Estrada Real que percorrem, mas também uma grande ação de educação ambiental, cultural e de cidadania. É a verdadeira ecologia humana.”

Baques Sanna: Presidente do Instituto Estrada Real

“As Caminhantes da Estrada Real”, poderia ser também “A Estrada Real das Caminhantes”, pelo trabalho que estas mulheres maravilhosas têm feito na divulgação deste importante destino turístico do Brasil. Trabalho este que também contempla ações de cunho social que já foram e são sempre realizadas em paralelo às caminhadas e atualmente, o fantástico projeto “Árvore é vida” que prevê o plantio de um milhão de árvores ao longo do trecho.

Fale Conosco

Endereço: Av. José do Patrocínio Pontes nº 580 – Praça das Águas - Parque das Mangabeiras
Telefone: +55 (31) 3118-5763 / 99784-8220
E-mail: secretaria@caminhantesdaestradareal.com.br
Facebook: clique aqui
Instagram: clique aqui
Blog: blogdascaminhanteser.com.br

Nossos Parceiros


Outros Parceiros

Projeto Árvore é Vida
Associação das Caminhantes da Estrada Real - ACER

International Federation of Business and Professional Women - BPW

Nosso sonho: plantar 1.000.000 (Um milhão) de árvores.
O meio ambiente agradece!